SIMULADO FUNCERN

post thumb
Simulado
por CEAP / em 26 do 07 de 2020 às 09:00

SIMULADO FUNCERN

O simulado terá duração de 2 horas, de 9 a 11 horas. 
Saúde Mental: Precisamos falar sobre depressão

Mais de 11 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a depressão, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. Os jovens estão entre os mais afetados pela doença que, segundo previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), poderá ser a mais incapacitante do mundo até 2020.

A juventude enfrenta desafios muitas vezes sem amparo da família ou do poder público, incluindo o trabalho, a pressão pela sua formação escolar e escolhas de vida. Consequentemente, a saúde mental é afetada desencadeando doenças como a depressão e a ansiedade. Frases como “fica bem”, “você precisa se esforçar” ou “fica tranquilo” são comuns a quem está nessa condição, mas não funcionam para quem passa todos os dias por isso.

A escola pode ser um dos grandes motores para esse problema na vida dos estudantes. Números indicam que 56% dos alunos brasileiros ficam mais estressados durante os estudos, de acordo com o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os baixos investimentos em uma educação pública de qualidade e a falta de suporte aos jovens ampliam ainda mais esse número.

A população ainda desconhece, na prática, a doença e confunde muitas vezes como mera “tristeza” ou “baixo astral”. Antônio Geraldo da Silva, superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), afirma que "depressão não é frescura nem falta de religiosidade. É transtorno psiquiátrico e precisa ser diagnosticado e tratado como tal".

Antônio Geraldo ressalta que é preciso quebrar o preconceito relacionado às questões de saúde mental, levando informações corretas à população. “A psicofobia (discriminação contra os portadores de transtornos e deficiências mentais) é um grande obstáculo a ser transpassado para que a população não tenha vergonha de procurar ajuda”, afirma o psiquiatra.

De acordo com Antônio, alguns cuidados podem ser tomados para que se tenha uma boa saúde mental: aumentar a frequência de exercícios físicos, mantendo a prática regular; cuidar da alimentação; aumentar a frequência de atividades prazerosas, sozinhas ou em grupo, tudo isso ajuda a manter uma boa saúde mental.

“O isolamento social é comprovadamente adoecedor”, ressalta o psiquiatra. Antônio destaca que “quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento da depressão e/ou ansiedade, mais fácil de se tratar e devolver ao paciente uma vida sem prejuízos”.

            A situação deve ser tratada como questão de saúde pública para prevenir que os jovens aumentem as estimativas sobre a doença. Para quem sofre com a depressão e a ansiedade, a vida perde cores, levando muitos a tirarem a própria vida como única solução. Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de óbito entre os jovens de 10 a 24 anos, de acordo com a OMS.

A vida se torna um peso a ser carregado por quem sofre dos estágios mais avançados da doença. A taxa de suicídios de jovens subiu 10% desde 2002, entre a população de 15 a 29 anos no Brasil de acordo com o Mapa da Violência de 2017, publicado com base nos dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

As mortes por suicídio estão diretamente ligadas a transtornos mentais diagnosticados ou não, tratados de forma inadequada ou não tratados de forma alguma. De acordo com Antônio Geraldo, “quanto mais as pessoas tiverem acesso à informação, entendendo que o suicídio é uma emergência médica, mais chances teremos de diminuir os números relacionados a essa triste realidade”.

“Pensar em saúde mental de qualidade é entender que o psiquiatra não é ‘médico de loucos’, incentivando a busca por auxílio psiquiátrico sempre que observados os sintomas iniciais de quaisquer transtornos”, conclui Antônio.

QUESTÃO 01

No que se refere à tipologia textual, marque a única alternativa correta quanto à organização do texto:

A) É uma narrativa em 3ª pessoa, envolvendo personagens, tempo e espaço.

B) É essencialmente descritivo, porque descreve comportamentos de pessoas.

C) É basicamente argumentativo, porque expõe opiniões e defende ideias.

D) É totalmente expositivo, pois expõe acontecimentos sem emitir opinião.

 

“O isolamento social é comprovadamente adoecedor”, ressalta o psiquiatra. Antônio destaca que quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento da depressão e/ou ansiedade, mais fácil de se tratar e devolver ao paciente uma vida sem prejuízos.

QUESTÃO 02

Usaram-se as aspas para:

A) Demarcar início e fim do discurso direto

B) Demarcar início e fim do discurso indireto

C) Demarcar início e fim do discurso indireto livre

D) Demarcar início e fim do discurso direto do autor

 

Os primeiros experimentos tiveram de ser abandonados por causa dos efeitos adversos, uma vez que (01) não havia nenhuma maneira segura de extrair os genes alterados e substituí-los (02) por outros normais. A morte de vários pacientes retardou a investigação e as expectativas criadas. O grande salto que (03) aconteceu agora se deve à descoberta — em 2013 — de uma nova técnica de edição genética, chamada CRISPR, que não só permite copiar e colar genes ou porções do genoma como fazê-lo facilmente e a custos muito mais baixos do que as técnicas anteriores. Seu desenvolvimento foi vertiginoso.

QUESTÃO 03

Sobre os termos destacados, podemos afirmar:

A) Todos retomam informações explicitadas anteriormente.

B) Todos encadeiam orações

C) O primeiro retoma termo anterior, o segundo e o terceiro encadeiam orações.

D) O primeiro encadeia oração, o segundo e o terceiro retomam informações explicitadas anteriormente.

 

Os primeiros experimentos tiveram de ser abandonados por causa dos efeitos adversos, uma vez que não havia nenhuma maneira segura de extrair os genes alterados e substituí-los por outros normais.

QUESTÃO 04

A palavra destacada apresenta semântica de:

A) oposição    

B) benéfico 

C) concessão 

D) indiferente

 

QUESTÃO 05

Os verbos: amou, beijou, sentou..., estão conjugados no tempo:

A) pretérito mais que perfeito do indicativo

B) presente do subjuntivo

C) futuro do pretérito do indicativo

D) pretérito perfeito do indicativo.

 

Sem o contínuo esforço supranacional para integrar e coordenar ações conjuntas de repressão, o terrorismo internacional continuará, por tempo indeterminado, a ser fator de ameaça aos interesses da comunidade internacional e à segurança dos povos.

QUESTÃO 06

Em “à segurança”, o sinal indicativo de crase justifica-se:

A) pela regência de “ameaça” e pela presença de artigo definido feminino singular.

B) Por se tratar de locução adverbial

C) pela regência de “interesses” e pela presença de artigo definido feminino singular.

D) Por se tratar de locução prepositiva cristalizada

 

...uma das doenças virais transmitidas por mosquitos QUE se espalham mais rápido.

João queria QUE Teresa se casasse com ele.

QUESTÃO 07

Sobre os termos destacados é correto afirmar:

A) Ambos são pronome relativos

B) O primeiro inicia oração subordinada adverbial

C) O segundo inicia oração subordinada substantiva

D) Ambos são conjunções integrantes

 

Ainda estamos longe de ter os conhecimentos necessários para tornar isso possível, pois existem muitos genes e muitas interações entre eles. Mas é conveniente avançar para canalizar a aplicação desses avanços, exigir a máxima transparência nos resultados e garantir que esses tratamentos estejam disponíveis para todos e não apenas para aqueles que eventualmente puderem pagar por eles.

QUESTÃO 08

De acordo com a estruturação do período, é correto afirmar sobre o termo em destaque:

A) Possui valor de concessão entre orações

B) Possui valor de adversidade entre períodos

C) Possui valor de concessão entre períodos

D) Possui valor de adversidade entre orações

 

O artigo 1.º da Constituição de 1988, que aborda os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, apresenta os fundamentos do Estado democrático de direito: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

QUESTÃO 09

A forma verbal destacada está no singular

A) por ser impessoal.

B) porque concorda com os núcleos: “soberania”, “cidadania”, “dignidade”, “valores”, “livre iniciativa” e “pluralismo político”.

C) Deveria estar no plural para concordar com princípios.

D) porque concorda com o sujeito “o artigo 1º da Constituição de 1988”.

 

Depois de décadas de hesitações e reveses, a terapia genética está em condições de cumprir suas promessas e dar o salto à prática clínica.

QUESTÃO 10

O uso da primeira vírgula é:

A) Obrigatório, por separar adjunto adverbial

B) Facultativo, por separar oração adverbial

C) Obrigatório, por separar aposto

D) Facultativo, por separar adjunto adverbial

O gabarito será postado às 11:30 no instagram @CEAPCursos

Tags:
Compartilhar:

Comentários


Posts Relacionados