Das 8 funções do SE, pronome apassivador e índice de indeterminação do sujeito são as duas principais, e, aqui, irei te explicar como acertas questões deste conteúdo.
Vamos seguir um funil: Primeiro tente enquadrar como pronome apassivador, depois como índice de indeterminação do sujeito. Para isso, iremos seguir um processo.
PRONOME APASSIVADOR
Método infalível:
Passo 1: Pergunte O QUÊ ou QUEM? Ao verbo
Passo 2: Se houver resposta, ela será o sujeito, e o verbo deve fazer concordância com ela.
Método de confirmar: Reescreva a oração
O QUÊ? / QUEM? -- VTD / VTDI -- SE (Partícula Apassivadora) -- O verbo concorda com o sujeito paciente.
NESSA CONSTRUÇÃO, TEMOS:
ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO
Método infalível:
Passo 1: Pergunte QUE(M) É QUÊ + VERBO?
Passo 2: A resposta é a interrogação, demarcando sujeito indeterminado.
QUEM É QUE + VERBO? -- VI / VTI / VL -- SE (Índice de Indeterminação do Sujeito) - O verbo não faz concordâcia.
NESSA CONSTRUÇÃO, TEMOS:
Ouvem-SE vozes na sala vizinha.
Ao perguntar O QUÊ ou QUEM? A resposta é “VOZES”, que é o sujeito da oração. Para confirmar, basta reescrever a frase: Ouvem-se vozes = Vozes são ouvidas. Logo, pode se afirmar que o sujeito é simples (vozes), o SE é pronome apassivador, e o verbo ouvir deve concordar com o sujeito “VOZES”
Reformam-SE ternos.
Ao perguntar O QUÊ ou QUEM? A resposta é “TERNOS”, que é o sujeito da oração. Para confirmar, basta reescrever a frase: Reformam-se ternos = Ternos são reformados. Logo, pode se afirmar que o sujeito é simples (ternos), o SE é pronome apassivador, e o verbo ouvir deve concordar com o sujeito “TERNOS”
Discorda-SE da extensão.
Lembre-se: antes de classificar como índice de indeterminação, é necessário tentar classificá-lo como pronome apassivador. Perceba que não é possível perguntar O QUE ou QUEM ao verbo, logo, não é apassivador.
Vamos aos passos do índice de indeterminação do sujeito. Ao perguntar QUE(M) É QUÊ + VERBO? A resposta é a interrogação, ou seja, alguém discorda da extensão, mas não é possível identificá-lo. Sendo assim, o sujeito é indeterminado, o se é índice de indeterminação do sujeito e a concordância é sempre no SINGULAR.
Vive-SE bem em São Paulo.
Quem é que se vive bem em São Paulo? A resposta é a interrogação, ou seja, alguém vive, mas ninguém sabe quem é. Sendo assim, o sujeito é indeterminado, o se é índice de indeterminação do sujeito e a concordância é sempre no SINGULAR.
.